Informações de preparo e coleta:
Preparo:
- Jejum não necessário
Coleta:
Coletar urina 24 horas, misturar a amostra e enviar alíquota em tubo de transporte junto com a informação do volume total.
Usar como conservante 10 mL (frasco de 1L) ou 20 mL (frasco de 2L) de HCL 50%. Manter urina refrigerada durante a coleta se 24h.
- Preferencialmente não realizar no período menstrual. Em casos excepcionais e nos de urgência, pode ser realizada a coleta de urina menstruada utilizando-se um tampão vaginal.
- Dois (2) dias antes do início da coleta e no terceiro dia, quando a coleta da urina será iniciada, o paciente deverá abster-se de qualquer substância que contenha vitamina C, como: Abacaxi, Acerola, Tomate, Espinafre, Gelatina, Laranja, Limão, Morango.
- Algumas medicações que contenham Vitamina C podem alterar o resultado do exame. Evite o uso desses medicamentos durante o período de dieta e coleta de material. Medicamentos prescritos só devem ser suspensos a critério do médico assistente.
- No dia em que iniciar a coleta do material, ao levantar-se, paciente deve assinalar o horário (exemplo 7:00). Desprezar o conteúdo da primeira micção, esvaziando a bexiga. A partir deste momento, coletar integralmente o produto de cada micção, guardando-o nos frascos preparados.
- Manter o (s) frasco (s) em local fresco, protegido de luz direta e longe do alcance de crianças e animais.
- A coleta será finalizada no dia seguinte, no mesmo horário em que se iniciou no dia anterior (exemplo 7:00). Nesta hora o paciente deverá colher todo o volume da micção, e colocá-lo no frasco de coleta.
- Todo volume urinário colhido nas 24 horas, deverá ser encaminhado ao Laboratório no prazo de 2 horas após a coleta.
Observação: O frasco fornecido contém substância corrosiva, mantenha fora do alcance das
Crianças. Evitar a inalação, ingestão e contato com a pele e olhos.
Em caso de contato com a pele ou olhos, lavar imediatamente com água em abundância por pelo menos 15 minutos.
Em caso de ingestão, não induzir o vômito. Procurar orientação médica
Critérios de rejeição:
-Amostra sem identificação;
-Material inadequado;
-Volume insuficiente;
-Tubo aberto;
-Contaminação da amostra;
-Tubo de coleta danificado.