MANGANÊS SÉRICO

Prazo do Resultado:
4 dias
Método:
ICP-MS (Plasma Indutivamente Acoplado ao Espectrometro de Massa)

* Para exames com prazo informado em dias, este será considerado em dias úteis. Considerar o prazo a partir do recebimento da amostra no Núcleo Técnico Operacional (NTO). Amostras recebidas após as 17 horas terão os prazos iniciados no dia útil posterior

Instruções

Informações de preparo e coleta:
Preparo: - Jejum não necessário Recipiente: - Tubo trace sem aditivo (coleta) - Tubo transporte (envio amostra) Coleta: Realizar coleta utilizando material e recipiente adequados. Coletar a amostra em tubo do tipo Trace sem aditivo premium 6 mL GBO (Ref.456001) e sem ativador de coágulo. NUNCA COLETAR EM OUTRO TIPO DE TUBO (Ex. gel, ativador do coagulo). Aguardar a retração de coágulo (1h30min em banho a 37°C), realizar centrifugação das amostras a 3.200rpm por 12min , separar o soro e transferir por inversão para um tubo transporte 4 mL GBO (ref.454107) Encaminhar a amostra sob o acondicionamento Refrigerado (2 a 8 ºC) sem contato direto com o gelo. Critérios de rejeição: - Amostra sem identificação; - Amostra inadequada (hemólise ou lipemia); - Tubo de coleta danificado; - Amostra coagulada; - Contaminação evidente na amostra.

Interpretação

Interpretação do exame:
Uso: Exame que avalia possível toxicidade em trabalhadores de fabricação de ligas metálicas, soldadores, de indústria de cerâmica e de vernizes. Sinônimos: Mn Indicações: Avaliação de toxicidade pelo Mn. O exame pode ser realizado no sangue ou na urina, sendo esta última geralmente a utilizada para finalidade ocupacional. Interpretação clínica: Níveis acima do Valor Biológico Máximo Permitido (IBMP) são indicativos da probabilidade de toxicidade. Na avaliação desta o trabalho, o ideal é que o indivíduo esteja em trabalho contínuo por 4 semanas. A deficiência de manganês são pouco comuns, uma vez que a alimentação habitual provê quantidades adequadas do elemento. Valores aumentados: hepatite aguda, infarto do miocárdio. Valores diminuídos: fenilcetonúria, malformação óssea (alguns pacientes). A deficiência de manganês não é uma ocorrência comum, pois as fontes alimentares prevêem uma provisão adequada deste elemento essencial. Sugestão de leitura complementar: Carvalho, MGM. Intoxicação Ocupacional por Manganês: Aspectos terapêuticos - Relato de Três Casos. In: Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Anais do V Congresso da ANAMT, Florianópolis, 1987. Hanns, A. Intoxicaciones con el manganeso. In: Simonin, C. Medicina del Trabajo, Editorial Científica Médica, Barcelona.1960. CME-00562-DASA Mostrar menos seta Valores de referência Parâmetro Valor de referência MANGANES SÉRICOCopiar Até 2,9 ug/L Metodologia desenvolvida e validada pelo laborató- rio de acordo com a RDC 302 de 13/10/2005, Art. 5.5.5.1.

MANGANÊS SÉRICO

Código do Exame:
MANGA
CBHPM:
4.03.13.19-0
Sinônimos:
Manganês sérico
Tipo do Material:
soro trace sem aditivo
Volume:
2,0 ml
Temperatura: